Você sabe o que é um suplemento alimentar e para que serve? Os suplementos alimentares podem ser encontrados facilmente em farmácias ou mercados, em cápsulas ou comprimidos. Os suplementos alimentares ajudam o corpo a repor e equilibrar vários tipos de nutrientes que são necessários para um bom funcionamento. Por isso, os suplementos alimentares e vitamínicos têm usos bem variados como a melhoria da cartilagem, da flora intestinal, crescimento de cabelo, ganho de massa muscular, entre outros.
Normalmente, não são necessárias receitas médicas para a utilização desses suplementos. Mas, não é ideal consumi-los sem ter um objetivo específico, principalmente se o seu médico ou nutricionista não tiverem conhecimento. Afinal, cada corpo precisa de uma quantidade diferente de vitaminas e outros nutrientes.
Sabendo disso, abaixo você poderá conferir mais informações sobre os Suplementos Alimentares: Como funcionam os Suplementos? Quais são os benefícios de tomar? Em quais situações o uso é recomendado?
Como Funcionam os Suplementos Alimentares?
Os suplementos alimentares funcionam para repor tudo aquilo que a nossa alimentação não está suprindo, ou até mesmo, algo que a alimentação regular não esteja entregando corretamente. Mas cuidado: os suplementos não devem substituir sua alimentação. Eles trabalham, principalmente, para ajudar pessoas que tenham tido uma baixa significativa de algum nutriente ou vitamina.
Quais são os Benefícios de tomar?
Os suplementos alimentares podem ajudar de diversas formas. Pois existem vários tipos que auxiliam de diferentes maneiras no nosso organismo.
Além de complemento alimentício, geralmente contém vitaminas e proteínas que podem fazer muito bem para o coração, para o fígado e para os músculos, assim como para a imunidade.
Veja abaixo alguns tipos de suplementos e para que servem:
Suplementos hipercalóricos: São suplementos que compõem calorias. Sua composição é rica em gorduras, vitaminas, proteínas, carboidratos e minerais. Mas atenção: cuidado com os excessos de gordura e calorias, pois elas podem levar ao sobrepeso.
Suplementos termogênicos: Esses suplementos são ideais para quem pretende emagrecer, já que sua principal função é acelerar o metabolismo. Por isso, sua composição é, geralmente, feita de guaraná, cafeína, citrus, entre outras substâncias. O que vai oferecer aquele gás e energia no dia a dia.
Suplementos proteicos: Perfeitos para quem pratica musculação de forma regular. Os suplementos proteicos são feitos de proteínas que ajudam o músculo a se recuperar depois do treino.
Suplementos antioxidantes: Quando fazemos exercícios nosso corpo produz radicais livres naturalmente. Os antioxidantes ajudam a combater o efeito dos radicais livres nas células.
Suplementos hormonais: Esses suplementos são voltados para estimular a produção de algum hormônio, tais como: tiroxina, estrogênio, entre outros.
Suplementos polivitamínicos e minerais: Esses servem para complementar as vitaminas e os minerais; tais como, por exemplo, o cálcio, o ferro, o magnésio, entre outros.
Suplementos probióticos: São microorganismos vivos que são suplementados para ajudar em diversos problemas relacionados ao intestino. Ou seja, eles equalizam a microflora intestinal, tendo um efeito benéfico no organismo, reconstituindo e reequilibrando a microbiota de forma natural, evitando um quadro de distensão abdominal e flatulência.
Suplemento Alimentar é medicamento?
Não. Os suplementos alimentares não precisam de receita para serem comprados e são destinados às pessoas saudáveis. Por isso, suplemento alimentar não é medicamento! A função desses comprimidos não é tratar e nem prevenir doenças. Mesmo que eles ajudem a manter o corpo mais saudável.
Mas atenção: Por mais que os Suplementos sejam completamente confiáveis, é muito importante conhecer bem qual o tipo que você está consumindo e em qual dose. Afinal, além dos suplementos, você ingerirá tudo que já vem da alimentação regular. Por isso, antes de começar a tomar um suplemento, peça a orientação de um médico ou nutricionista sobre como equilibrar as duas coisas.
Eu posso tomar Suplemento Alimentar?
Quem deve determinar se você pode ou não acrescentar os suplementos no seu dia a dia, será o profissional que avaliou sua saúde. E a partir das condições do seu corpo ele dirá se você precisa tomar e qual o suplemento ideal para você.
Cuidados que você deve ter ao comprar seu Suplemento
Assim como qualquer outro tipo de produto, existem alguns cuidados básicos que devemos ter, ao adquirirmos esse produto. Algumas dicas importantes podem te ajudar a encontrar um produto de boa procedência e com toda a segurança necessária. Por isso, antes de escolher, confira se as informações abaixo estão descritas na embalagem:
A expressão exata SUPLEMENTO ALIMENTAR precisa estar escrita na embalagem
A recomendação da quantidade e da frequência diária em que o consumidor deve ingerir o produto.
As quantidades ideais devem, também, estar com indicação por faixa etária e grupo populacional.
Advertências gerais e específicas, que variam de acordo com cada fórmula.
Restrição de uso, ou seja, quando algum tipo de pessoa não puder tomar aquele suplemento.
Tabela nutricional.
Lista de ingredientes.
Declaração da presença de glúten, lactose e/ou alergênicos.
Data de validade e número do lote.
O nome da empresa que produziu, assim como o responsável técnico.
Agora que você já sabe o que é suplemento alimentar e como eles funcionam, que tal compartilhar esse conhecimento com mais pessoas? Essa informação pode ser útil assim como foi para você! Você também pode salvar nosso blog entre os seus favoritos para não perder nenhum artigo sobre saúde e bem-estar.