A atividade física faz bem à saúde, inclusive ao sistema respiratório. É possível através do exercício melhorar a capacidade respiratória, fortalecer os pulmões e prevenir doenças respiratórias. Este artigo discutirá a importância do exercício para a saúde respiratória e mostrará como incluí-lo em sua rotina diária.
Fortalecer os músculos respiratórios:
O exercício aeróbico e a atividade física regular fortalecem os músculos respiratórios como diafragmas, intercostais, etc. À medida que esses músculos melhoram, eles levarão a um aumento da capacidade pulmonar e da oxigenação dos tecidos.
Capacidade pulmonar melhorada
Sua capacidade pulmonar pode ser aumentada por exercícios regulares. A capacidade dos pulmões de armazenar ar pode ser melhorada com exercícios regulares. É porque os alvéolos nos pulmões se expandem durante o exercício. Isso permite uma melhor troca de dióxido de carbono e oxigênio. O aumento da capacidade pulmonar aumentará sua resistência física e permitirá que você faça atividades cotidianas com maior facilidade.
Eficiência respiratória melhorada
O exercício faz você respirar mais rápido e profundamente. O aumento do fluxo de ar melhorará a ventilação alveolar. Isso aumenta o fluxo de ar nos pulmões e melhora a ventilação alveolar, ou seja, um melhor sistema de ventilação permitirá que seu corpo elimine mais dióxido de carbono enquanto recebe uma grande quantidade de oxigênio.
Prevenção de doenças respiratórias:
O exercício físico regular pode reduzir o risco de infeções respiratórias e ajudar a prevenir doenças como a asma ou a bronquite. É devido ao fato de que o exercício fortalece o sistema imunológico. Isso o torna mais capaz e capaz de combater patógenos que podem causar problemas respiratórios. O exercício também promove a eliminação de muco, detritos e outras substâncias dos pulmões.
Tratamento de sintomas respiratórios
O exercício pode ajudar a aliviar os sintomas respiratórios em pessoas que sofrem de doenças respiratórias crônicas, como fibrose cística e doença respiratória obstrutiva crônica (DPOC). O exercício pode ajudar a expandir os túbulos brônquicos e reduzir a resistência ao fluxo de ar. Respirar fica mais fácil.
Conclusão:
O sistema respiratório pode ser melhorado pela atividade física regular. O exercício pode trazer muitos benefícios para a saúde. Fortalece os músculos respiratórios e melhora a capacidade pulmonar. Certifique-se de incorporar o exercício físico em sua rotina diária e cuidar de seu sistema respiratório.